Curta a nossa página do Facebook/a>>
Twitter Facebook Orkut Rss

A COCA - COLA E SEUS MAUS

19 de mai. de 2011

Composição da Coca-Cola: mitos e realidade.








Cada dia no mundo, são vendidas 1,5 mil milhões de garrafas de Coca-Cola, com receitas de 30 mil milhões de Dólares.
A composição oficial da Coca-Cola é de: água gaseificada, açucar, corante da caramelo E150d, ácido fosfórico como acidificante, extratos vegetais e aroma de caféina.
Na verdade, a fórmula "secreta" da Coca-Cola, hoje em dia, desvenda-se facilmente com a ajuda de um espectrómetro. O problema é que a patente impede que esta seja copiada. A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da Coca-Cola para evitar processos judiciais.




Alguns componentes da Coca-cola e consequências para a saúde:

Um dos compnente é o Cloreto de Sódio (sal), em exagero, que refresca e ao mesmo tempo dá sede a dobrar, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também existe em grande quantidade : 39 gramas de "açúcar" (sacarose). Mais de 10% da Coca-Cola é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro... isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa cheias de açucar por lata!


Em termos gerais a composição da Coca-Cola é a seguinte:

Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar a cor escura e o gosto; ácido ortofosfórico (azedo); sacarose - açúcar ( HFCS- High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha de cocaína e outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono ( muito ) para causar aquela sensação de ardor na garganta quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.


O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, este ácido literalmente corrói tudo, e em grande quantidade pode até causar a destruição do esmalte dos dentes, o ácido cítrico ataca os dentes com muito menor violência. Este ácido pode até causar osteoporose, particularmente em crianças dos 2 aos 14 anos.



Composição exacta (?) da Coca-Cola:

Após Pendergrast já ter publicado a composição da Coca-Cola, William Poundstone publicou um livro em 1983 com a formula que se julga, hoje em dia ser a mais exacta da sua composição:

Xarope:

Açucar (2400 g, diluido em água)
Caramel (91,99 g)

Caféina (3,1 g)

Ácido fosfórico (13,2 g)

Folhas de cocaína descocaínizada (1,1 g)

Noz de Cola (0,37 g).

Sumo de lima (30 g)

Extrato de baunilha (1,86 g)

Glicerina (19 g)
Esmagar as folhas de cocaina e as nozes de cola em 22 g de álcool a 20%. Juntar o sumo de lima, a glicerina e o extrato de baunilha. Assim obtemos o xarope.

Os engrediente aromáticos:

Laranja (0,47 g)
Limão (0,88 g)
Noz muscada (0,07 g)
Canela da China (0,2 g)
Lima (0,47 g)
Umas pitadas de Flor de Laranjeira, de Coentros e de alfazema.

Misturar estes aromas com 4,9 g de álcool a 95% e 2,7 g de água. Deixar repousar 24 horas a 60ºF. Aparece uma espuma que juntamos ao xarope. Por fim juntar água suficiente para obter um galão (3,785 litros) de xarope.
Para obter bebida final de Coca Cola junta-se 1 onça de xarope em 5,5 onças de água gaseificada.

Um pouco de história...



O nome "Coca-Cola" é uma marca americana patenteada em 1887. O nome deriva da sua primeira constituição: a folha de cocaína e a noz de cola. Na origem, era utilizada pelo seu inventor e farmacêutico, John Pemberton, como medicamento para problemas gastrointestinais, como dores de estomago e diarreia. Ainda hoje é considerado um bom antidiarreico.
A noz de cola, de gosto amargo, tem uma grande quantidade de caféina. Fez parte durante muito tempo da composição da Coca-Cola, mas dado o seu elevado custo, há quem pense que hoje em dia terá sido subtituída por aromatizantes artificiais.

A primeira receita tinha o nome de "French Wine Coca" e terá sido inspirada da receita do vinho francês "Mariani" que era uma bebida composta por vinho de Bordéus ao qual se juntavam extratos de folhas de cocaína e de noz de cola. Era portanto uma bebida alcoolizada.

Com a proibição do álcool em Atlanta (USA), de onde é originária a Coca-Cola, este deixou de fazer parte da sua composição. Mais tarde foi a vez da cocaína ser retirada. Em 1886, um copo de Coca-Cola tinha mais ou menos 9 g de cocaína.





Curiosidades:


Cada fabricante, sob licença da Coca-Cola, recebe o concentrado e só tem de juntar água. Como a água não tem o mesmo gosto em todas as regiões, esta é tratada com UV para ter um gosto identico em todo o mundo.

Por ainda serem utilizadas as folhas de cocaína, apesar de descocaínizadas, a Coca-Cola importa todos os anos cerca de 160 toneladas dessas folhas da Bolívia.

A Coca Cola é o maior consumidor mundial de Baunilha.

Efeitos da Coca Cola

Já imaginou o que acontece com seu organismo depois de tomar uma Coca-Cola geladinha? Veja aqui, passo-a-passo, o que ocorre após ingerir Coca-Cola.

Você já imaginou porque a Coca-Cola te deixa alegre? É porque ela te deixa meio "alto", se é que vocês me entendem. Eles tiraram a cocaína da fórmula há quase 100 anos, sabe porque? Porque ela era totalmente redundante.

10 minutos - Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.

20 minutos - O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).

40 minutos - A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.

45 minutos - Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.

60 minutos - O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.

65 minutos - A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.

70 minutos - O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.

Isso tudo será seguido por uma enorme falta de cafeína em poucas horas. Menos de duas, se você for fumante.

0 COMENTS...:

Postar um comentário

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!